Páginas

segunda-feira, novembro 16, 2015

Trekking no Morro das Andorinhas - Itaipu/Niterói

Apesar de acordado nosso encontro as 8:30h na Igrejinha de Itaipu, somente as 9h chegamos lá para nos encontrarmos com os demais. Nosso grupo é composto por 5 pessoas: Eu e a Lanna, o Didiu e a Loanna e a Maminha (Marina).

A Igrejinha de Itaipu é, na verdade, a Paróquia de São Sebastião, tombada em 1978 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico, a Igreja data de 1650 quando tinha como principal objetivo o atendimento à catequese de escravos, índios e pescadores da região que há época produzia açúcar e aguardente mas, somente em 1716 teve como concluída a sua construção.

O Morro das Andorinhas é um aglomerado coberto de cactos e vegetação da mata atlântica que chega a 196m e se extende por 2.600m, dividindo as praias de Itaipu (pedra que canta em Tupi) e Itacoatiara (pedra pintada), coberto de cactos e vegetação nativa da Mata Atlântica.

O acesso à trilha se dá à partir da Travessa B, que tem seu início junto ao ponto final dos ônibus e termina na Igrejinha de Itaipu. A partir da Igreja, seguir pela Rua da Amizade até a sua primeira derivação à esquerda, onde em frente à placa do Parque Estadual da Tiririca, se tem início a uma íngrime subida.




Para nossa surpresa, há um assustador emaranhado de fios durante o primeiro trecho que se segue à esta ladeira, demonstra o descaso com que a distribuidora de energia local (AMPLA) e a administração do Município trata a população. A impressão de ocupação ilegal é difícil de não se consolidar durante este trecho que segue até a efetiva entrada da trilha, à direita, mais a frente.

A trilha é continua e muito bem definida, durante o trajeto, deve-se observar algumas pequenas bifurcações, ora para a direita, ora para a esquerda que nos leva, rapidamente, a belos mirantes.

O que encontramos a cada um deles é uma deslumbrante vista, ora da praia de Itacoatiara:

Ora das praias de Itaipu, Camboinhas e Piratininga além de suas lagoas:

Daí para frente, o visual se revela e você se encanta.





















 Por fim, só mesmo uma perfeita moqueca na praia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário