Páginas

domingo, março 29, 2015

Mergulho Noturno - Descubra este Colorido Mundo Mágico

A prática do mergulho autônomo aumenta a cada dia, o barateamento dos equipamentos, o grande número de operadoras e os preços mais acessíveis dos cursos, oferecidos por diferentes certificadoras, vêm mudando a fomentar este seguimento.
Eduardo Kossatz

Dentre as muitas modalidades de mergulho possíveis de serem praticadas, uma destaca-se pela magia do colorido e da docilidade da fauna: O Mergulho Noturno.

Este tipo de mergulho exige certificação Avançada e especialização em Noturno, que permite a incursão do mergulhador no mar durante a noite. Por se tratar de um mergulho às escuras, o uso de lanternas é imprescindível e a redundância das mesmas, obrigatória. As lanternas trazem, como prêmio ao mergulhador, todas as cores reais e vibrantes que compõem uma multi-colorida obra de arte que é o fundo do mar.

Durante o dia, em virtude dos diferentes comprimentos de onda das diferentes cores que compõem a luz branca, abaixo de alguns poucos metros, o que se vê passa a ser verde, azul ou negro, em virtude destas cores (verde e azul) possuírem maiores comprimentos de onda, permitindo então a chegada destas à maiores profundidades.

Peixe Anjo
E é neste preto que está a beleza. Com ajuda da luz branca da lanterna, esta coloração negra, azul ou verde durante o dia, revela-se vermelha, amarela, azul, marrom, rocha rósea, etc. durante a noite.



Peixe Papagaio
A fauna, diferenciada da existente no período diurno, é abundante e distintos seres marinhos, que não possuem vida diurna, podem ser mais facilmente avistados, além daqueles diurnos que não raramente encontramos dormindo no fundo seja na areia ou em suas tocas.

Lula
O mergulho noturno, a espelho de qualquer outro, necessita de uma programação prévia, mas neste caso, diferentemente de um mergulho diurno, o conhecimento prévio da geografia do fundo é aconselhável, facilitando a orientação e navegação subaquática visando garantir seu sucesso e perfeito aproveitamento. Um cuidadoso planejamento, check de equipamentos, carregamento de baterias e substituição de pilhas usadas evitarão maiores transtornos e stress durante a incursão.

O local deve ser de águas calmas, preferencialmente abrigadas e livre do tráfego de embarcações. Procure fixar pontos de referência na superfície como postes de luzes, bóias, faróis, letreiros ou formações geográficas visíveis.

Faixas das Lanternas
Técnicas de comunicação por meio de lanternas, maior preocupação com o seu dupla e luzes de identificação presas aos cilindros também são de grande importância. Em um mergulho como este, o permanente contato visual com seu dupla, não se permitindo, nunca, perder o facho desta lanterna de seu campo de visão são vitais.

Em caso de separação do dupla, procure cobrir o facho de sua lanterna no intuito de facilitar a visualização da lanterna dele, caso não o encontre, procure-o por mais um minuto e aborte o mergulho, ele deverá fazer o mesmo e ambos se encontrarão na superfície.

Ermitão
Polvos, coréias desentoadas, lulas, lesmas, argonautas, ermitões e uma infinidade de variedade de seres parecem aflorar a cada giro de lanterna ou redirecionamento do olhar. O colorido é indescritível, inigualável e, em pouco tempo, o desconforto da escuridão transforma-se em uma prazeirosa moldura para a "pintura" que tudo, simplesmente tudo no fundo passa a representar. Areia, pedras, corais, vegetação e fauna transforma-se em algo deslumbrante.

Se sua certificação permite e você tem treinamento, não deixe de experimentar esta modalidade. Uma excelente experiência é repetir dois mergulhos em um mesmo local, um diurno e outro noturno, se ainda não o fez, ficarás impressionado com a mudança, se já o fizeste, sabes da maravilha sobre a qual escrevo. Mas, se sua certificação ainda não permite o mergulho noturno, está na hora de buscar uma operadora séria, com profissionais credenciados e gabaritados, para conquistar sua nova certificação, afinal, ela o levara a um mundo completamente novo.

:.Paulo Cid
Instrutor PADI #240096
fotos: Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário